Olá galera voltei depois de um bom tempo, e provavelmente vou criar polêmica com o post.
Pra quem me conhece sabe que não possuo um celular high-end, eu tenho um Moto G Colors (2013) e quando o adquiri ele veio com a versão Jelly Bean 4.3 e logo recebeu o update para a KitKat 4.4.4 versão bem madura diga-se de passagem.

Para quem me conhece realmente sabe que adoro testar versões Alpha, Beta e etc… E não gosto muito de esperar para isso, logo me inscrevi no Motorola Feedback Network (MFN) e em poucas horas recebi o update para o Pirulito (Lollipop) 5.0.0 cheio de erros e bugs, ok é uma versão para testes.
Até ai tudo bem, entusiasta por natureza gostei das modificações e penso que foram bem vindas. A mudança do Dalvik para Art, o melhor gerenciamento da RAM (prometido). Passei pela 5.0.1 com algumas melhoras e finalmente para o 5.0.2 que na teoria era pra ser a versão final para todos os usuários.

Lembrando que esse post é uma opinião pessoal e parcial minha sobre o uso dos sistemas no Moto G 2013.
Por muito tempo testei ambas versões e antes que me perguntem sim, já testei CM 11,12 e outras ROMS, o fato é que com o Lollipop 5.0.2 da Motorola (Stock) meu celular parecia outro, bem pior. Aquela empolgação que tive quando comprei o aparelho e mostrava para os amigos rodando “n” aplicações instaladas, games e etc…
Acabou-se quando passei 2 semanas com o Android 5.0. E enumero aqui os problemas:
- Redução de desempenho geral.
- Diminuição da duração da bateria.
- Falhas constantes em app (parecem não terem sido compilados corretamente para a nova versão ou problema de Kernel).
Os problemas de travamento eram rotina e digo isso pois não é só eu que passei por isso. Sabe como é poder usar o Waze o Whatsapp atender o celular e alternar sem travamentos? Eu tinha uma vaga lembrança.
Qual a solução?
Como uso o aparelho como principal dispositivo, não uso Roms Custom (Ex: CM) ainda por bugs, mas aconselho se quiserem testar. Eu fiz o Downgrade para a versão KitKat 4.4.4, estou sim muito feliz e meu velho Moto G voltou a ser o que era “Rápido” com boa bateria e sem maiores problemas. Não, eu não critico o novo Android e acredito que a nova versão M deve ser até melhor, mas acredito que a Motorola não acertou no update para o aparelho. E também posso gerar polemica, mas 1GB de Ram parece pouco para rodar o Lollipop que me desculpe o Google.
E vocês o que acham? Quero ouvir a opinião de vocês!